Pular para o conteúdo

Qual teste de Covid devo fazer?

Diante do grande aumento de casos de Covid-19, por conta da variante ômicron, muitos estão em dúvida sobre qual teste é o mais apropriado.

Há dois grupos de testes: os moleculares, o mais conhecido é o RT-PCR, e os de antígeno, que são conhecidos como testes rápidos.

Também há o teste de sorologia, que se dá por meio de uma coleta de sangue. Mas este não detecta a doença e, sim, se a pessoa possui anticorpos, ou seja, se a pessoa já foi contaminada pelo covid-19.

Agora também os laboratórios, como o Mulier, oferecem exames PCR que investigam a presença de Covid-19, influenza e vírus sincicial respiratório.

Qual a diferença?

O RT-PCR é o que apresenta a maior “sensibilidade”, ou seja, ao fazer o RT-PCR, a chance de o vírus ser identificado, caso ele esteja presente no corpo do paciente, é de 80% a 90%.

Essa taxa diminui um pouco com o PCR-Lamp, que é feito pelas farmácias, e cai para uma faixa de 60% a 70% nos testes de antígeno.

Todos eles são realizados por meio da introdução de um “swab”, uma espécie de cotonete , no nariz. Alguns fazem pela saliva, o que também funciona.

Qual é o melhor teste para covid-19?

O RT-PCR é o ‘padrão-ouro, mas o resultado pode demorar até 48 horas para sair. O Laboratório Mulier entrega o resultado em um dia, mais rápido que os outros laboratórios.

O teste de antígeno é uma alternativa para quem precisa do resultado em tempo rápido e é mais barato, mas, por ser menos sensível, pode dar resultados falso-negativos.

O PCR-Express, oferecido pelo Mulier, é um exame com alta taxa de sensibilidade e que tem resultado muito rápido, em uma hora.

Não estou com sintomas, mas tive contato com pessoas que testaram positivo. Devo fazer o teste para covid-19?

Os especialistas recomendam que se faça o exame entre três e cinco dias a partir do momento em que a pessoa acha que pode ter sido contaminada.

Se não há sintomas, o certo é realizar o teste PCR, que é mais sensível e detecta o vírus mesmo no começo da infecção.

Tenho sintoma de covid-19, mas o resultado do meu teste deu negativo.

Repita o exame. Se possível, faça o PCR que investiga tanto a covid quanto o influenza para ter um diagnóstico mais preciso. Há uma circulação simultânea de influenza e covid, com sintomas parecidos.

O teste PCR e o antígeno para covid-19 apresentaram resultados diferentes. O que fazer?

Pode acontecer, e não há nada errado nessa situação, do teste rápido dar negativo e o PCR dar positivo, devido a “sensibilidade” maior do PCR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.